terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cultura e lazer na capital de São Paulo...


"Vinculada à cultura, a capital paulista abre as portas para abraçar imigrantes e emigrantes fazendo da cidade um caldo cultural encontrado nas grandes metrópoles do mundo. São Paulo não perde para Nova York, por exemplo, ao mostrar o trabalho artístico embrulhado em papel de presente fino em seus museus, pinacotecas, teatros e tudo mais que compõe a vida artística de uma grande cidade de milhões de habitantes! Viva São Paulo uma cidade do Brasil!   Ana Marly de Oliveira Jacobino
Um pedacinho do encantador edíficio da Estação da Luz em São Paulo
                                 Relógio da Estação da Luz e parte da Praça da Luz
Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação da Luz ocupa uma área de 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Não houve inauguração, já que o tráfego foi sendo deslocado aos poucos, mas não demorou muito para a que o novo marco da cidade fosse considerado como sala de visita de São Paulo. Todas as personalidades ilustres que tinham a capital como destino eram obrigadas a desembarcar lá. Empresários, intelectuais, políticos, diplomatas e reis foram recepcionados em seu saguão e por lá passavam ao se despedir.


A Estação tornou-se a porta de entrada da cidade também para os imigrantes, promovendo a pequena vila de tropeiros a uma importante metrópole. Esta importância, concedida à São Paulo Railway Station, como era oficialmente conhecida, durou até o fim da Segunda Guerra Mundial. Após este período, o transporte ferroviário foi sendo substituído por aviões, ônibus e carros, muito mais rápidos que os trens.
                                                    Interior da Estação da Luz!

Caipiracicabanos demonstram toda a alegria de estar no interior da bela Estação da Luz.
                                                  Visite:
ESTAÇÃO DA LUZ End.: Praça da Luz, 1 – Luz - Centro - São Paulo – (Metrô Luz)
Tel.: 0800-550121
Complexo da Luz  o Marco histórico da Cidade de São Paulo, o prédio da Estação da Luz, com sua arquitetura inglesa do início do século XX, passou por um apurado processo de restauro e adaptação para receber as instalações do Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em março de 2006.
A beleza histórica de uma Estação que cultua São Paulo em seus movimentos culturais!                                            Luz? Luz! _Ana Marly de Oliveira Jacobino

 
Noite anterior a viagem, o rebuliço mexe e remexe, com a mente. Famigerada, mente! Os pensamentos excursionam por ela! Conversam entre si:
“Será que vai dar tudo certo?”
“Como estará o tempo? Frio! Calor! Melhor levar agasalho! Chover? A moça do tempo falou que o céu vai estar parcialmente nublado, mas, nada de chuva!”
E a enxurrada de pensamentos continua, e, o sono desaparece!
A noite se esvai! O dia amanhece! Noite de insônia! Hora de levantar!
Excursão! Interior para a capital! São Paulo abre os seus braços para os caipiracicabanos. Manhã movimentada com a missa no Mosteriro de São Bento e a visita ao mercadão. Após o almoço regado a pastel de bacalhau passeio pelo centro velho da capital. A turma chega ao reduto da “Última flor do Lácio, inculta e bela”, o conhecido e reconhecido: “Museu da Língua Portuguesa”. Na bilheteria a fila mostra; o quanto o museu é procurado por visitantes. Passam pela portaria e chegam ao elevador panorâmico, e dali se pode ver a escultura da “Árvore de Palavras”. Ela 16m de altura, e imaginada por Rafic Farah.
Na árvore, palavras de vários idiomas, que contribuíram para a formação do português, e, do português falado no Brasil, palavras em português e a representação de objetos e animais. Uma beleza de escultura!
Passam pelos 106m de extensão da galeria das projeções, onde os filmes mostram a Língua Portuguesa no cotidiano e na história de quem a exercita como falante.
Marisa entusiasmada fala: “Nem acredito que estou andando por este corredor! Nem acredito que estou aqui!”
De repente, um golpe letal nos excursionistas. Tudo se apagou! A escuridão tomou conta do ambiente. Espera! Os computadores foram desligando um a um!
Todos vão a bilheteria carimbar os ingressos motivados para regressarem com o retorno da energia elétrica.
“Na estação da Luz, na Praça da Luz, no Bairro da Luz ficamos sem luz!” brincou a Marly
                                   Passeio Cultural e Gastrônomico em Sâo Paulo


A alegria de uma cantina italiana empolga os piracicabanos, após assistir ao teatro, alimento do espírito, a massa da Cantina da Conchetta alimenta o corpo!
Ele se autoproclama primeiro-ministro da "República do Bixiga". Neto de sicilianos, o comerciante paulistano Walter Taverna, de 74 anos, vive inventando atrações para chamar a atenção do bairro onde mantém suas quatro cantinas. É um dos criadores, por exemplo, do gigantesco bolo de aniversário de São Paulo. Ultimamente, ele se dedica a apresentar um showzinho um tanto extravagante ao som de Funiculi, Funiculá. Assim que o tecladista dedilha os primeiros acordes, Taverna vai para o meio do salão e começa a atirar bandejas, baixelas de inox e tampas de panela ao chão. E garante que isso não espanta a clientela.

Walter Taverna, de 74 anos mostra empolgação na tarantela ao lado da Ana Marly.
                                                         S.O.S. Rio de Piracicaba
Rio de Piracicaba nas cheias de final de 2010 e início de 2011
Rio de Piracicaba em Settembro de 2011 com a vazão de 25 metros cúbico/ hora pede socorro! Sistema Cantareira mata o nosso rio!          foto da página da EPTV (google)


                            SOS Rio Piracicaba_Ana Marly de OLiveira Jacobino
O rio Piracicaba está mostrando as pedras. O rio passa fome de água. As autoridades cogitam em pedir mais água ao “Sistema Cantareira”. O nosso rio está pele e osso. SOS! Água! Água! Água para o Rio de Piracicaba!
                                                    Convites:
Cinema na Biblioteca, exibição do filme “O contador de histórias”.

        Data: dia 28 de setembro, quarta-feira.
                 Horário: 19h30.
Local: Anfiteatro Alceu Maynard Araújo, da Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”
                        Rua do Vergueiro, 145, Centro – Piracicaba, SP.
Informações: (19) 3434-9032 ou (19) 3433-3674

fotos by Ivana Altafin, Leda Coletti e google

4 comentários:

  1. Que bom reviver tantos momentos bons...o seu Walter foi uma atração à parte, sua alegria contagiou a todos, a sua também, Ana! Um forte abraço!

    Ivana - Reserva de Emoções

    ResponderExcluir
  2. Ivana Marisa valeu o passeio e a amizade cultuvada por ele, não é mesmo? Obrigada pelas fotos!

    CaipiracicabANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Aninha minha linda...
    Estive em Sampa nesse fds para fazer algumas fotos e prova...
    Realmente tuuuuuuuuuuudo de bom!!!
    Conheci duas senhorinhas maravilhosas que estavam a caminho do Teatro Municipal no domingo de manhã, só não acompanhei porque tinha prova na parte da tarde e um compromisso antes disso... mas, fiquei tentada...rsss

    mil beijos...saudades!!!

    ResponderExcluir
  4. Mélzinha: é bom falar um pouco do lado positivo de Sampa que são muitos, não é mesmo? Obrigada pela visita.CaipiracicabANA Marly de OLiveira Jacobino

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário