quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Poços de Caldas abraça o Sarau Literário Piracicabano!Agend@!

 Poços de Caldas é um município do Brasil localizado em Minas Gerais, sendo o principal da região Sul/Sudoeste de MG.  história de Poços de Caldas começou a ser escrita a partir da descoberta de suas primeiras fontes e nascentes, no século XVII, encontradas no fundo de um vulcão desde 85 milhões de anos atras. As águas raras e com poderes de cura foram responsáveis pela prosperidade do município desde os seus primórdios, quando as terras começaram a ser ocupadas por ex-garimpeiros, desiludidos com o declínio da atividade aurífera na região das minas.
A prosperidade e o luxo tiveram seu grande momento em Poços de Caldas enquanto o jogo esteve liberado no Brasil. Pelos salões do Palace Casino e do Palace Hotel desfilava a nata da aristocracia brasileira e até de outros países. O presidente Getúlio Vargas tinha uma suíte especial no hotel, com a mesma decoração da que ele usava no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então capital do país. O quarto ainda hoje preserva os móveis e o estilo da época. Mas uma das maiores atrações do hotel continua sendo sua piscina térmica, construída num suntuoso salão sustentado por colunas de mármore de carrara.


O dia parou e a poesia paulista invadiu Minas Gerais.  Escritores, Músicos, Poetas Piracicabanos em terras de Minas Gerais.
 Sua população conforme contagem populacional fixa de 2010 é de 152.496 habitantes, sendo o município mais populoso do sul de [[MG], sua população flutuante é de 225.580 habitantes. A área é de 545,7 km² e a densidade demográfica, de 264,58 hab/km². O município fica situado em uma região vulcânica já extinta, no sopé da Serra de São Domingos.

 O casal anfitrião do Sarau de Poços de Caldas_ Ondina e Juraci T. ao lado da contadora de história Carmelina
      
  Receita para desacelerar o tempo (Ana Marly de Oliveira Jacobino)

        A realização de um Sarau Literário em plena era da globalização mostra que ainda há lugar para exaltar: o lado em que prevalece o desejo de sair da mecanização imposta pela racionalização mecanicista encontrada na realidade humana.
        “O tempo não para”... E, com ele a velocidade imposta por uma carga diária de compromissos nos deixa a impressão, de que, de fato tudo acelera e, com isso, o tempo diminui. Bem! Prefiro pensar que, isto é mais uma peça produzida pelo cérebro humano em comunhão com a epidemia da falta de tempo dita a todo instante pelo ser humano, esta sim, assola toda a sociedade industrializada.
           Um sarau permite relaxar e, com isto, trocar a loucura de um mundo estressante para a qualidade envolvente da Literatura e de tudo que lhe acompanha. Um sarau é uma escolha que fazemos para realizar algumas mudanças que acarretarão, sem dúvida alguma nas nossas atitudes no dia-a-dia.
           Então, crie qualidade de vida para você e para a sua família, tire um tempo para ler. Se você não está acostumado vá aos poucos interagindo com a leitura escolhendo textos curtos como: crônicas, contos e poesia e acostume-se a desacelerar a sua rotina com, a leitura. Deixe espaços na agenda e os preencha com atividades compensadoras: ouça uma música orquestrada, enquanto, você, explora todos os “devaneios” que uma boa leitura vai lhe proporcionar.
        Comece fazendo tudo isto participando de um Sarau Literário. Mergulhe no mundo mágico dos prazeres de um Sarau!
        Obrigada ao casal Juraci e Ondina (e seus familiares) por nos proporcionar esta bela experiência em nos trazer em Poços de Caldas para um Sarau!


 Participantes do Sarau Literário em momento musical.

Metamorfose (Beto Furlan)

        Uma das metamorfoses mais impressionantes do mundo vivo é aquela que ocorre com o bicho da seda, que passa por 05 mudanças radicais. De larva a lagarta, sofre 04 transformações , mais ou menos 1 mês, período em que se alimenta de folhas de amoreira; de lagarta a mariposa, um tempo adicional de três semanas. O mais curioso é que o bicho, ao final do período inicial de 01 mês, começa a fiar a seda - que tanto seduziu os homens ( e ainda seduz!), formando o casulo no qual se encerrará, preparando a fase final, para transformar-se na linda mariposa e ganhar liberdade para voar para onde quiser. Acho que é assim que enxergo o nosso sarau, que não só fia a seda, mas agora se transforma na linda borboleta, para voar, e voar e voar... E, nessas primeiras batidas de asa, enriquecido de gestos, vivendo uma verdadeira epifania, decola para aterrissar em solo mineiro, mais precisamente, na linda cidade de Poços de Caldas!!! (Não poderia ser mais lindo esse primeiro voo, não acham?)

         E que dia, que jornada deliciosa, gente alegre, exalando felicidade de cada poro, inundando de música e poesia cada ambiente, cada pessoa que conosco compartilhou esses agradáveis momentos. Inesquecíveis momentos! Um sopro de magia, de "mágica" benfazeja.
        Que Deus abençoe a todos e um abraço especial a você, querida amiga Ana Marly, aos nossos anfitriões o casal Juraci/Ondina e a todos que fizeram dessa nossa viagem um marco histórico, que certamente deixará marcas indeléveis em nossa existência!!!
         Um lindo dia pra todos vocês!

 Amigos convidados, escritores, músicos,...que fizeram a festa em Poços de Caldas.

 Daniel Valim em momento de declamação no Sarau de Poços de Caldas
 Ondina e Juraci presenteando a poeta Leda Coletti com um mimo.
                                       Caros Marly/Durval:
Nós tambem sentimos as mesmas alegrias e as mesmas emoções que vocês. Confirma-se agora, que vocês, participantes do SARAU LITERÁRIO PIRACICABANO, já fazem parte do nosso organograma, ou seja, de nossos sentimentos. A Viviane, nossa filha que lá estava e não teve condições de participar efetivamente do encontro, manteve alguns contactos com elementos do SARAU, e, adorou o espirito de cada um: emoção, alegria, delicadeza.
Como bem anotou o BETO, esse encontro marcará nossas vidas. Não deixemos que o tempo apague essa nossa alegria, - basta criatividade e tudo emergirá como um campo de girassóis.
                      Saudaçôes.
                              JURACI/ Ondina.
 Ana Lúcia Paterniani, Suzana Furlan e Beto Furlan encantaram a todos com ´suas interpretações musicais.
 Lúcia, Carmelina, Suzi, Ana Marly e Ana Paterniani no Mercado Municipal de Poços de Caldas.
                              Mercado Municipal de Poços de Caldas:
Localiza-se na área central da cidade, onde você pode encontrar os mais diversos produtos como doces, cachaças, lembranças, frutas, legumes, peixe, carne, queijo, vinhos e muitos outros. Horário de visitação: - De segunda à sábado: das 7:00 às 18:00 - No domingo: 7:00 às 12:00



Sarau Literário Piracicabano (sarau do Samba)

Local: Teatro Municipal de Piracicaba
Homenageados: Angenor de Oliveira (Cartola) sambista, compositor e José de Alencar declamador e poeta -trovador
Dia 15 de Fevereiro (terça-feira) Às 19:30 horas
Com a participação musical do REGIONAL DO SARAU LITERÁRIO PIRACICABANO
Aberto a todos que queiram participar
Entrada Franca (retirar na bilheteria do Teatro Municipal)

4 comentários:

  1. Recebi um comentário da Aurea Squerro e publico aqui:
    "Oi! Marly vi todas as fotos. Ficaram lindas !!!! Recordei os momentos lindos e inesqueciveis que vivemos em POÇOS, graças ao abençoado SARAU e a esses amigos queridos. beijos à todos. AUREA"

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Marly
    Prazer estar por aqui novamente!

    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Ana Marly: que lindo evento! Parabéns aos artistas e escritores piracicabanos que foram abraçar os seus pares, lá em Poços de Caldas. As fotos contam muito deste belo encontro de intelectuais. Um abraço a todos! E votos de muito sucesso, sempre! MARISA BUELONI

    ResponderExcluir
  4. Que pena não podermos estar em Poços, com gente tão bela, tão talentosa, tão amável e acolhedora.
    De qualquer forma, torci para que tudo desse certo.
    A vida as vezes nos coloca entre isso e aquilo e agente naquele momento tem que optar por isso quando o combinado foi aquilo.
    Está tudo certo e nada é por acaso.
    Estarei sempre com todos vcs, presente ou onipresente.
    Bjs
    Bêne
    08.02.2011

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário