domingo, 27 de fevereiro de 2011

Agora, ele mora em suas belas histórias e dentro do nosso coração! Agend@!

            "Eu já o conhecia pessoalmente de uma palestra que ele proferiu na minha especialização em Literatura, também, conhecia alguns dos seus escritos, mas, em meados do ano passado na Festa Literária de Parati, ele nos encantou com suas opiniões fortes e sinceras sobre o homenageado de 2010: Gilberto Freyre.
Meu adeus, a este escritor brasileiro; que encantou com suas histórias várias gerações de leitores!"       Ana Marly de Oliveira Jacobino
               Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre no dia 23 de março de 1937  e faleceu no dia de hoje em Porto Alegre,  27 de fevereiro de 2011.
               Foi um escritor brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Filho de José e Sara Scliar, Moacyr Jaime Scliar nasceu no Bom Fim, bairro que concentra a comunidade judaica. Alfabetizado pela mãe, professora primária, a partir de 1943 cursou a Escola de Educação e Cultura, daquela cidade, conhecida como Colégio Iídiche. Transferiu-se, em 1948, para o Colégio Rosário (católico).
             Em 1963, após se formar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou sua vida como médico, fazendo residência médica. Especializou-se no campo da saúde pública como médico sanitarista. Iniciou os trabalhos nessa área em 1969. Em 1970, frequentou curso de pós-graduação em medicina em Israel. Posteriormente, tornou-se doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Já foi professor na faculdade de medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
              Pequena resenha do livro: O ciclo das águas  de Moacyr Scliar

         Esther, seu pai mohel (homem que faz a circuncisão entre os judeus), o enigmático Mêndele, o famigerado Leiser, o apaixonado Rafael, a fiel Morena, o larápio Gatinho. Uma pequena aldeia na Polônia, Paris, Buenos Aires e finalmente Porto Alegre. O ciclo das águas se fecha como o destino. Vidas de judeus errantes que convergem, ao final, com sua fé, sua história e mais nada. Na saga de Esther,prost... perpassam as tragédias e as pequenas alegrias. Mulheres que eram trazidas da Europa sob vários pretextos para, na verdade, se prostituírem nos cabarés da América. A América; sonho dourado de uns, pesadelo de outros. Com impecável técnica literária, Moacyr Scliar conduz o leitor por mundos longínquos, geralmente duros, cheios de surpresas, aventuras e desventuras. A fé na religião que se dissolve no ciclo das águas. Uma história que mostra faces da história do povo judaico e sua diáspora.
         Moacyr Scliar publicou mais de setenta livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil. Seu estilo leve e irônico lhe garantiu um público bastante amplo de leitores, e em 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, tendo recebido antes uma grande quantidade de prêmios literários como o Jabuti (1988, 1993 e 2009), o Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) (1989) e o Casa de las Americas (1989).
          Suas obras frequentemente abordam a imigração judaica no Brasil, mas também tratam de temas como o socialismo, a medicina (área de sua formação), a vida de classe média e vários outros assuntos.
         Em 2002, Moacyr, se envolveu em uma polêmica com o escritor canadense Yann Martel, cujo famoso romance A Vida de Pi, vencedor do prêmio Man Booker, foi acusado de ser um plágio da sua novela Max e os felinos. O escritor gaúcho, no entanto, diz que a mídia extrapolou ao tratar do caso, e que ele nunca teve o intuito de processar o escritor canadense.
O Centauro no Jardim  de Moacyr Scliar – Companhia das Letras – 236 páginas.
            Publicado em 1980 por um dos maiores escritores brasileiros da atualidade, o agora imortal da ABL Moacyr Scliar, o romance conta a história de Guedali, um ser metade homem, metade cavalo, que sofre com essa condição e tenta mudá-la. Através das peripécias da personagem, que deseja tornar-se igual a todo mundo e parte para o Marrocos onde sofre uma cirurgia, o autor reflete, de forma metafórica, sobre a busca do homem por sua natureza, os desafios de ser diferente e a luta do sujeito contra a alienação.
          Traduzido para diversos idiomas e premiado mundialmente, esta narrativa ao mesmo tempo realista e fantástica foi incluída entre as cem melhores obras de temática judaica da modernidade, ao lado de livros de Kafka, Singer e Bellow.
Vale a pena ler!
          Autor de mais de 70 livros, Scliar é um dos mais importantes escritores do país . Ocupante da sétima cadeira da Academia Brasileira de Letras ele é autor do livro “Manual da Paixão Solitária ”que levou o prêmio Jabuti na categoria melhor ficção em 2009.
        Entre suas obras mais importantes estão os seus contos e os romances O ciclo das águas, A estranha nação de Rafael Mendes, O exército de um homem só e O centauro no jardim, este último incluído na lista dos 100 melhores livros de temática judaica dos últimos 200 anos, feita pelo National Yiddish Book Center nos Estados Unidos.
         Foi o sétimo ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. Foi eleito em 31 de julho de 2003, na sucessão de Geraldo França de Lima, e recebido em 22 de outubro de 2003 pelo acadêmico Carlos Nejar.

      "Não preciso de silêncio, não preciso de solidão, não preciso de condições especiais. Preciso só de um teclado."

                       (Moacyr Scliar, 1937-2011)
Perfil no sítio oficial da Academia Brasileira de Letras (em português)
Biografia do escritor
Fotos by google

               Convite pra lá de especial para você leitor da Agend@!
 NA SEGUNDA APRESENTAÇÃO DO ANO DE 2011 Sarau Literário Piracicabano

faz uma dupla homenagem:


                 CHIQUINHA GONZAGA
                                                                 E

BIBLIOTECA MUNICIPAL RICARDO FERRAZ DE ARRUDA PINTO

              Terça-Feira

                             Dia 15 de MARÇO
                                                         Às 19:30 horas
Com a participação do REGIONAL DO SARAU LITERÁRIO PIRACICABANO
Aberto a todos que queiram participar
              Entrada Franca
                                             Local:
Salão Nobre da Biblioteca Municipal na Rua Saldanha Marinho 333
               fone 34333674

Um comentário:

  1. Recebo do escritor Dermes Fabretti e publico aqui na Agend@:

    "Oi, Ana!
    Soube por você e por seu mail. Ótimo escritor, talentoso e com grande fôlego.
    Beijo para você e as melhores vibrações para Scliar, sua família e todos nós, seus leitores!
    Dermes

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário