domingo, 7 de fevereiro de 2010

Novidades é na Agend@


Imperdível_ assista : Letra Livre
O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, é tema desta edição do Letra Livre. Nessa quinta, às 23h na TV CULTURA



Venha conhecer Piracicaba e participe do Sarau Literário Piracicabano; você vai gostar!
Lisboa- Portugal

Lisboa vai candidatar-se a Capital Mundial do Livro 2012

É capital de Portugal, já foi Capital Europeia da Cultura e, agora, concorre para ser a próxima Capital Mundial do Livro, em 2012. Até 31 de Março, a cidade de Lisboa irá apresentar a sua candidatura à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), tendo por base um programa de actividades associadas à promoção do livro e da leitura. A corrida de Lisboa a Capital Mundial do Livro 2012 foi ontem anunciada por Manuel Maria Carrilho, embaixador português junto da UNESCO, em Paris. De acordo com o antigo ministro da Cultura, citado pela agência Lusa, "o desafio da candidatura foi assumido após a ideia ter sido bem acolhida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) _ Público - 18.01.2010

"Convido "Você", para vir para o "Sarau das Marchinhas” no dia 09 de Fevereiro (terça-feira)

S@rau Literário Piracicabano
Local: Sala 2 do teatro Municipal -rua Gomes Carneiro-121
Horário: 19h30 às 21h30
Entrada Gratuita (Limite 100 lugares)
Classificação Livre
Vamos nos encontrar neste que será o Sarau das Marchinhas homenageando Lamartine Babo ( Compositor) e a piracicabana ESTHER VACCHI PASSOS (escritora) "

O mito do escritor que não escreve
A morte de Jerome David Salinger (1919 – 2010) permite, de um lado, evocar um autor absolutamente original e de enorme sucesso. Poucos escritores conseguiram, como ele, descrever de modo tão autêntico e emocionante a condição do jovem em nosso tempo. O Holden Caulfield de The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio) tornou-se um personagem paradigmático – e adorado por adolescentes e adultos. Publicado há quase 60 anos, o livro continua vendendo cerca de 250 mil exemplares por ano. Repercussão similar tiveram os contos de Nine Stories (Nove Estórias), de 1953; as duas novelas de Franny & Zooey, 1961; Carpinteiros, Levantem Bem Alto a Cumeeira e Seymour, uma Introdução, publicadas juntas em 1963. (Zero Hora - 30.01.2010 - MOACYR SCLIAR )

Empresa britânica lança livros em formato de maços de cigarros

Folha Online - 04.02.2010Todo apaixonado por livros cobiça, de certa forma, maneiras e meios mais ágeis de transportar suas obras preferidas. A editora britânica TankBooks decidiu realizar o sonho dos leitores de forma inusitada --livros no formato de maços flip-top de cigarros. Os volumes cabem no bolso e podem ser transportados de um lado para o outro. Conheça os 11 títulos literários disponíveis. Esses pequenos livros, que podem ser carregados com a facilidade de um maço de cigarros, possuem contéudo integral e sem abreviações dos originais, em um tamanho tipográfico acessível para a leitura. Cada "maço literário" --embalados em papel alumínio por dentro e celofane por fora-- custa oito libras, cerca de R$ 24.

Morre o crítico literário Wilson Martins

Estadão - 01.02.2010 - Luiz Zanin Oricchio - crítico literário Wilson Martins morreu anteontem à noite, em Curitiba, aos 88 anos. Ele faleceu após passar por uma cirurgia para retirada da bexiga, no Hospital Nossa Senhora das Graças, na capital paranaense, cidade onde Martins era radicado havia muitos anos, apesar de nascido em São Paulo, em 1921. Wilson Martins trabalhou em vários periódicos brasileiros, assinando seu rodapé de crítica literária no Estado, onde teve seu primeiro emprego. Também escreveu no Jornal do Brasil, O Globo e Correio do Povo, entre outros.


Nélida Piñon vence Prêmio casa de Las Americas

Folha Online - 30.01.2010A escritora Nélida Piñon venceu o prêmio literário Casa de las Americas, na categoria literatura brasileira, pelo livro de ensaios "O Aprendiz de Homero" (Editora Record). O anúncio foi feito na manhã de ontem. A obra reúne 24 ensaios da autora dos últimos cinco anos e expõe as referências literárias de Piñon, como leitora e escritora. O livro é seu primeiro desde "Vozes do Deserto", de 2005, quando a autora venceu o Prêmio Jabuti, nas categorias romance e livro do Ano. Nélida Piñon foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras.
José Saramago, escritor português com um prêmio Nobel nas costas, tirou a partir de sua fundação a ideia de ajudar as vítimas do terremoto no Haiti. Em seu (quase) parado blog, diz que o livro A Jangada de Pedra será reeditado e o dinheiro obtido na venda destinado à Cruz Vermelha.Sendo, realmente, algo sem lucratividade e destinado exclusivamente às vítimas do terremoto, trata-se de um gesto bastante generoso.

Sendo, realmente, algo sem lucratividade e destinado exclusivamente às vítimas do terremoto, trata-se de um gesto bastante generoso.

3 comentários:

  1. OBRIGADA, CARINHO, por sempre nos trazer , com o maior carinho, tantas pesquisas e informções preciosas! Você é mesmo ESPECIAL!! Grande e afetuoso abraço, Maria Emília

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/2/10 13:18

    Ana,seu blog tem sempre noticias interessantes!Adorei te visitar!Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/2/10 07:34

    Ana Marly, só você mesmo, para nos dar tanta informação. Sou grata por este seu belo trabalho. Te abraço, com muita admiração!
    Marisa Bueloni

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário