quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Praga..., que praga é esta!?

Praga..., que praga é esta!? Ana Marly de Oliveira Jacobino

As pragas urbanas proliferam provocando danos à saúde dos habitantes das cidades mostrando sua voracidade, sem discriminação (conhece-se pelo nome de praga a irrupção súbita e multiplicadora de insetos, animais ou outros organismos de uma mesma espécie, que, provoca diversos tipos de prejuízos, por exemplo, as doenças) estão nos barracos, apartamentos e nas casas dos condomínios de alto luxo. É no acumulo do lixo que elas se sentem em casa!  O homem é o maior causador do aumento das pragas nas cidades, pois, além de, proporcionar a oferta de alimento e abrigo para elas, fazem da falta de higiene, o crescimento desordenado das mesmas, literalmente, por todos os cantos...
Tive a visita do controlador de pragas da empresa contratada pela Prefeitura do Município de Piracicaba, aqui no bairro nesta semana. Durante o ano eles vieram várias vezes para informar, inspecionar e fazer um diagnóstico sobre: como estamos cuidando dos nossos quintais (Santa Cecília, Jardim Brasília...), durante a inspeção de ontem fui informada das dificuldades dos funcionários da empresa prestadora do serviço com os cães, e, com as pessoas que, barram a entrada dos mesmos nas residências! Deste modo, casos de dengue já foram constatados por aqui!
Existe uma campanha de conscientização veiculada em território nacional pelos órgãos públicos, como, também, sabemos da responsabilidade para o combate da Dengue feita pelos mesmos, contudo, a população precisa fazer o seu papel com medidas de grande importância para a redução e, talvez, a erradicação desta doença no nosso país! O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). Por isso, o trabalho dos técnicos em monitorar a infestação dos mosquitos em toda a região da cidade!
Espero que não falte verba para a continuidade do trabalho desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses, e, dos funcionários da empresa prestadora de serviços nas operações de campo, ou, nos laboratórios! Nestes 2017, almejamos uma população ativa no seu papel no combate do mosquito transmissor das doenças eliminando de vez seus criadouros.
 Feliz 2017 para todos sem dengue, chikungunya e zika ! Vamos levar a sério o nosso papel de limpeza contra o criadouro do aedes aegypti!

Ana Marly de Oliveira Jacobino
Nenhum texto alternativo automático disponível. 
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário