segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A Alegria como Valorização da Vida - Leda Coletti

A Alegria como Valorização da Vida - Leda Coletti
(Homenagem à amiga Wilma Godoy de Almeida _ Fundadora da Associação Viva a Vida)

Há realmente homens e mulheres, que nos demonstram as características marcantes de suas personalidades, pelas reações comportamentais. Perto delas sentimo-nos à vontade, espontâneos. Diria mesmo, são oásis no meio do deserto. E como é bom partilhar de suas companhias!Assim é a cara amiga!

Muitos a conhecem talvez mais no presente. Eu tive o privilégio de sua convivência num espaço pequeno de três anos, mas suficientes para traçar seu perfil de mulher com beleza interior profunda, a qual, tenho certeza não passou desapercebida por ninguém que teve a sua companhia, naquele período.

Conhecemo-nos no tempo do magistério e em escola carente de periferia. Foi mestra de alfabetização, e que mestra! Escolhia sempre a classe dos mais pobrezinhos. E aquelas crianças que chegavam com roupas sujas, rasgadas, cabelos despenteados, tornavam-se por momentos, reis e rainhas, exibindo vestuários limpos, modernos, que ela muitas vezes confeccionava com suas mãos de fada. E assim aprendiam as primeiras letras, maravilhados com as ilustrações na lousa, em cartazes, figuras mimeografadas de bichos, plantas e cenas curiosas, com as quais se utilizava para despertar-lhes a motivação.
Removi-me de escola e cidade. Soube de sua aposentadoria. Realmente ela encerrou o trabalho como educadora de crianças, mas partiu para outro, como voluntária; este mais direcionado para a saúde da mulher. Como no caso das crianças, dedicou-se inteiramente. E como já amenizou a dor de tantas companheiras sofredoras! Primeiro, na própria cidade, depois em outras do estado, extrapolando seu mister para diversos pontos do nosso país e em outros. O “Viva a Vida”, semente lançada por ela, para frutificar em terras piracicabanas, hoje é conhecido e imitado internacionalmente. 

Seu sorriso sol aberto, (sua grande atração pessoal) ilumina por onde passa.Com seus exemplos de partilha, continua a nos dar a mais linda lição de vida, principalmente nessa época tão tumultuada e de violência em que vivemos. Sutilmente, nos ensina que vale a pena sermos bons, procurarmos ser anjos de luz para os nossos irmãos próximos e também os distantes, os conhecidos e desconhecidos. Associo sua pessoa a um anjo de luz-criança, fazendo suas peraltices criativas, que só trazem esperança e alegria, mesmo na dor e sofrimento. Acompanhando seu magnânimo trabalho, dá para acreditar que nem tudo está perdido nesse nosso Planeta-Terra, pois seu exemplo de amor ao próximo se aproxima do divino e por isso mesmo, terá sempre a proteção do Deus Poderoso. 

Quero através dessa crônica demonstrar-lhe o quanto a admiro e respeito. Wilma querida, sua aura resplandece para nós! Muito obrigada amiga, por você existir!

##

Publicado no Caderno do Sarau Literário Piracicabano de 23 de Agosto de 2016



Wilma Godoy de Almeida no seu aniversário em 04 de Dezembro de 2015 ao lado de Ana Marly

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário