sexta-feira, 25 de abril de 2014

Poesia e música para fazê-lo refletir...



Dorme e sonha Cantador...Ana Marly de Oliveira Jacobino
 É tão tarde A manhã já vem, Todos dormem A noite também, Só eu velo Por você, meu bem... Um acalanto para ser ouvido no balançar dormente de uma rede, sobre o bocejar calmante do gordo luar... Canção feita por alma praieira, nas cordas do violão... no ziguezaguear do vento nas magrelas folhas das palmeiras...dorme e sonha Dorival Caymmi!
Foto: AGRADEÇO A VOCÊ_  Hélia Romancini
Um dia, alguém me disse que eu deixasse de ser triste,
que com lápis e papel escrevesse o que sentisse,
o que pensasse ou quisesse...

Eu quis escrever poesia, 
transformando coisas simples
em singela melodia.

Descobri então que a vida não é feita só de fel...
Este alguém disse também, que eu vibrasse, que sorrisse,
que se eu espremesse a vida, tiraria dela o mel.
Descobri o azul do céu, descobri o azul do mar...
Descobri que quando quero eu ainda sei sonhar,
e os sonhos que eu tiver, quero  muito realizar.

E assim, descobri meu lado nobre,
descobri que não sou pobre...
descobri que tenho em mim,
uma riqueza sem fim!
##Publicado no Caderno do Sarau Literário Piracicabano de 15 de Abril. 
AGRADEÇO A VOCÊ_ Hélia Romancini
Um dia, alguém me disse que eu deixasse de ser triste,
que com lápis e papel escrevesse o que sentisse,
o que pensasse ou quisesse...
Eu quis escrever poesia,
transformando coisas simples
em singela melodia.
Descobri então que a vida não é feita só de fel...
Este alguém disse também, que eu vibrasse, que sorrisse,
que se eu espremesse a vida, tiraria dela o mel.
Descobri o azul do céu, descobri o azul do mar...
Descobri que quando quero eu ainda sei sonhar,
e os sonhos que eu tiver, quero muito realizar.
E assim, descobri meu lado nobre,
descobri que não sou pobre...
descobri que tenho em mim,
uma riqueza sem fim!
##Publicado no Caderno do Sarau Literário Piracicabano de 15 de Abril.
 
Retrato em Branco e Preto - Tom Jobim /Chico Buarque _ https://www.youtube.com/watch?v=SrGOB-nXGzM&feature=youtu.be
 
POR QUEM OS SINOS DOBRAM_ JURACI TORICELLI( Brag.Pta/Poços de Caldas)
Será por aqueles que madrugam
nas noites frias de inverno,
enfrentando os dissabores cotidianos
que incansavelmente os sinos irão dobrar ?
Mas o homem que lavra a terra
na labuta árdua do trabalho
desde os raios da aurora
no albor da manhã
É por ele que os sinos dobram o seu caminhar ?
Não é pela mulher destemida,
que desafia os enfrentamentos da vida
na família, nas provações,
aspirando somente o amor brotar
a quem cabe os sinos dobrar ?
Sim, os sinos hão de dobrar,
nos corações em que o amor vibrar
Lançando flores no caminho
alegria onde passar
Visão de poeta, sem amarguras a destilar.
 
Procurei no jardim o silêncio para me inspirar
hora em que o sol se projetava entre heras douradas
desenhando rendilhados nas pedras aquecidas
onde o casal de rola vigiava a brisa estagnada.
De longe o vento trouxe uma pluma muito alva,
Que suavemente rodopiou desequilibrada no ar
E roçou meu rosto com a suavidade de uma pétala
Que fez brotar dos meus lábios desejos de cantar.
Ciciava a alva pluma junto do meu peito descoberto
E galopava arredio meu coração descontrolado
E meus cabelos em desalinho roçando a pluma macia
E a pluma do pássaro dançava da gaiola libertado.
Era precioso ouvi r o silêncio que se fazia no jardim,
Parecia que o universo propiciava a mim aquele momento
de resgatar o romantismo da esfera turbulenta
renascendo no meu ser fantasias e um novo encantamento.
Com os meus olhos famintos eu campeava no céu a ave
Que deixara no espaço uma pluma alva e macia,
Perguntava a brisa para onde ela tinha voado.
- Arribara em bando para lá, de onde ela veio um dia.
Conjunto Caleidoscópio: Carlos Roberto Furlan (violão e voz) e Suzi Furlan (voz e timba);China (percussão)Atrás da Porta - Chico Buarque _ https://www.youtube.com/watch?v=9WWCGj1Bpdg&feature=youtu.be
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário