sábado, 23 de julho de 2011

Dia do escritor é um bom motivo para ler e saber que...

"O Escritor é aquele que olha com atenção o mundo e recolhe tudo o que vê e adapta para as palavras. Ao escrever ele propôe um significado próprio incluindo as suas experiências e seus devaneios. Piracicaba é um berço repleto de escritores. A benção a cada um deles. Salve a vida e a obra de todos!"
                                                    Ana Marly de OLiveira Jacobino
Sarau Literário Piracicabano movimenta o trabalho grandioso dos Escritores piracicabanos e de outras localidades.

Em sua homenagem escritor uma música clássica na voz de Diana Krall:
http://youtu.be/YiOYsnET6Iw                      
                              Eles fincaram o "Dia do Escritor" nas nossas lembranças!
Filho de João Amado de Faria e de D. Eulália Leal, Jorge Amado de Faria nasceu no dia 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, em Ferradas, distrito de Itabuna - Bahia. O casal teve mais três filhos: Jofre (1915), Joelson (1920) e James (1922).
A União Brasileira de Escritores, presidida por Peregrino Jr., apresenta em Estocolmo a candidatura formal de Jorge Amado ao Prêmio Nobel de Literatura, em 1967, embora o escritor a recuse. Durante duas horas e meia, Jorge depõe para o arquivo do Museu da Imagem e do Som, na presença de James Amado, do crítico Eduardo Portella e do romancista Antonio Olinto, dentre outros.

A UBE insiste em apresentar novamente a candidatura de Jorge Amado ao Nobel, em 1968. O escritor concorda, mas exige que ela seja feita junto com a do romancista português Ferreira de Castro, seu amigo. O cineasta polonês Roman Polanski visita o escritor na Bahia para "agradecer a alegria que seus livros me proporcionaram na juventude".
No ano seguinte lança "Tenda dos milagres" (tiragem de 75 mil exemplares), livro que começou a escrever na casa de campo do pintor baiano Genaro de Carvalho. Jorge dizia ter sido este seu melhor romance.
Em 1978, Glauber Rocha realiza documentário abordando a obra de Jorge Amado. O escritor oficializa, no dia 13 de maio, sua união com Zélia Gattai; a cerimônia acontece na casa do pintor Calasans Neto, em Itapuã.Em maio de 1999, é hospitalizado para fazer exames de rotina e tratar de um mal-estar digestivo. Em junho, a Fundação Casa de Jorge Amado lança o livro "Rua Alagoinhas 33, Rio Vermelho", sobre a casa em que o autor vivia e sobre seu cotidiano.
Cada vez mais recluso, face a seus problemas de saúde, comemora em agosto de 2000, com poucos amigos e a família, seus 88 anos. Vivia deprimido por se encontrar quase sem enxergar, sob dieta rigorosa, privando-se do que muito gostava: de escrever, de ler um bom livro e de um bom prato.
No dia 21 de junho de 2001, Jorge Amado é internado com uma crise de hiperglicemia e tem uma fibrilação cardíaca. Após alguns dias, retorna à sua casa, porém, em 06 de agosto volta a se sentir mal e falece na cidade de Salvador às 19,30 horas. A seu pedido, seu corpo foi cremado e suas cinzas foram espalhadas em torno de uma mangueira em sua residência no Rio Vermelho.
Peregrino Júnior (João P. J. da Rocha Fagundes), jornalista, médico, contista e ensaísta, nasceu em Natal, RN, em 12 de março de 1898, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 12 de outubro de 1983. Eleito em 4 de outubro de 1945 para a Cadeira n. 18, na sucessão de Pereira da Silva, foi recebido em 25 de julho de 1946, pelo acadêmico Manuel Bandeira.
           Na obra de Peregrino Júnior revelam-se as múltiplas facetas do autor, como contador de histórias, ensaísta, crítico, médico e professor. A temática central da sua ficção, em Puçanga, Matupá, A mata submersa e Histórias da Amazônia é a visão do mundo amazônico, a imaginação do homem e a fatalidade geográfica que o conduz ao mistério dos mitos e à poesia das lendas.
           O ensaísta expressa preocupação com o destino da cultura brasileira, a partir da pesquisa de raízes e divulgação de sua autenticidade. Na crítica, levanta aspectos importantes da obra de vários escritores brasileiros. O seu ensaio Doença e constituição de Machado de Assis, embora possa sugerir um estudo de natureza biográfica ou psicológica, transcende em muito tal plano. Vale-se do seu conhecimento de médico para explicar a doença e relacionar aspectos de uma constituição doentia a alguns dos recursos do escritor, como a ambivalência, a tendência explicativa, as imagens iterativas, a noção do tempo, a repetição, a preocupação da loucura e da morte.
         A obra do médico e do professor versa sobre o campo específico da sua profissão: a saúde, a medicina, as tarefas da Universidade, preocupações de quem passou mais da metade da vida ensinando e em contato permanente com os jovens.
Obras .FICÇÃO: Vida fútil (1923); Jardim da melancolia (1926); O cangaceiro Zé Favela (1928); Um drama no seringal (1929); Puçanga (1929); Matupá (1933); Histórias da Amazônia (1936); A mara submersa (1960); novamente Histórias da Amazônia, reunião de histórias de Puçanga, Matupá, Histórias da Amazônia e A mata submersa (1960). Seleta de Peregrino Júnior. Org., apres. e notas de Ivan Cavalcanti Proença (1971).
                                     Dia do Escritor é celebrado em Piracicaba
 Piracicaba de tantos encantos é explorada em prosa e versos pelos seus escritores!foto by Ivana M. Altafin
                           Comemoração do Dia do Escritor em 2010
Escritores piracicabanos e de outras localidades presentes em 2010
                   Momentos Inesquecíveis junto aos Escritores Piracicabanos

Escritores de Piracicaba
O 25 de julho foi definido como dia nacional do escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.
Escritores da cidade de Rio das Pedras e de Piracicaba
Juraci e Ondina os escritores de Bragança Paulista e animadores do Sarau em Poços de Caldas. 
 .Contação de histórias, declamação, apresentações musicais, doação de livros, varal de poesias e distribuição de sacolinhas com poemas serão feitas neste sábado, 24, no Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto, às 9h, por escritores locais. A atividade marca a comemoração do Dia Nacional do Escritor, celebrado no Brasil em 25 de julho.
Na ocasião estarão reunidos os grupos literários da cidade: Golp (Grupo Oficina Literária de Piracicaba), Clip (Centro Literário de Piracicaba), Clube dos Escritores, Sarau Literário Piracicabano e Academia Piracicabana de Letras.
                                                                   Então:

Neste domingo. dia 24 de Julho vamos comemar o Dia do Escritor ( por cair na segunda feira o seu dia _25/07) .
Você escritor, que através dos seus escritos fazem o deleite dos meus olhos. Sem dúvida, as palavras publicadas por todos vocês, Caríssimos , me permite a cada novo dia uma explosão de conhecimentos da alma e da razão humana neste contexto histórico que vivemos.
As palavras são caminhos para as nossas manifestações, afinal, "O Escritor é o Profeta da modernidade”. Parabéns e obrigada pelos ensinamentos contidos nas suas publicações

fotos by Ivna Altafin, Google e Ana Marly

5 comentários:

  1. Ana,suas postagens sempre muito completas e interessantes!Adorei a homenagem a Jorge Amado no dia do escritor!Parabéns pelas belas fotos,amiga!bJS,

    ResponderExcluir
  2. Anne minha querida Anne obrigada pela visita tão repleta de encantamento aqui na Agenda Cultural Abraços poéticos desta CaipiracicabANA Marly de OLiviera Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Ana,voltei para agradecer seu generoso comentário e um dia ainda irei em Piracicaba conhecer todos esses escritores maravilhosos de perto!...rss...bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá, amiga Ana Marly

    Salve o nosso dia! Olhei agora o Agenda Cultural. Meus parabéns por essas belas frases sobre o Dia do Escritor. Também, muita linda aquela frase ao apresentar a literatura numa programação, que é como estar dentro de um livro aberto. Que lindas frases, minha amiga!
    Excelentes as matérias sobre Jorge Amado, Peregrino Jr. e outros. Esse encontro de escritores de Piracicaba e outras cidades, num intercâmbio cultural, é muito bom e importante na literatura. É muito gratificante! E a Homenagem ao Oswald de Andrade, na FLIP 2011, com um telão, contendo painéis sobre a vida e a obra do escritor. Parabéns por essa grande divulgação. Eu admiro muito o Oswald de Andrade e o Mário de Andrade.
    Estou escrevendo um livro sobre Pedro Raymundo, e uma figura que foi importante na carreira dele, foi o Almirante, que era um grande programador da Rádio Nacional. Pois o historiador da MPB, Jairo Severiano, o considera um seguidor do Mário de Andrade.
    Feliz Dia do Escritor!
    Um Grande Abraço

    Israel Lopes

    ResponderExcluir
  5. JÁ ERA PRA TER VINDO AQUI PARABENIZAR VOCE PELO DIA DO ESCRITOR!!

    PARABENS!!

    VOCE É DIGNA DE SER PARABENIZADA NESTE DIA ..POIS O QUE VEJO POR AQUI SEMPRE QUE VENHO TE LER..É VOCE COLOCANDO A CULTURA ..AS LETRAS ,EM PRIMEIRO LUGAR ,PIRACICABA DEVE TER ORGULHO DE VOCE!!

    JORGE AMADO ..UM DOS NOSSOS ORGULHOS LITERÁRIOS ..SEM DUVIDA NENHUMA!! BELA HOMENAGEM,ESTE GRUPOE DE VOCES DISTRIBUINDO CULTURA POR ONDE PASSAM,ME DEIXAM SEM PALAVRAS ..QUALQUER ELOGIO SERIA POUCO,PARABENS A TODOS!!!

    PARABENS ANA MARLY

    CHEGUEI ATRAZADA MAS NÃO QUERIDA DEIXAR DE VIR

    BJS

    OTILIA LINS

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário